Histórico

Em 1948 iniciou suas atividades no bairro São José em prédio de madeira e uma sala de aula o Grupo Escolar São José. A 1ª professora que lecionou neste educandário era paga pelo círculo operário e a sua identidade não consta nos arquivos. A 2ª professora foi Fiorina Celle ainda no mesmo ano. Em 1950 assumiu a professora Leopoldina François e permaneceu até 1959. Nesse ano o prédio foi aumentado de uma para 3 salas de aula e cozinha.
Em 1963 foi construído o 1º prédio em alvenaria com 4 salas de aula, secretaria, cantina com refeitório, uma pequena despensa e instalações sanitárias. A escola passou a chamar-se GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DR. RUY RAMOS em homenagem a um deputado gaúcho da época.
No dia 16/03/1963, com a presença do Sr. Dr. Gebhard Seelo, embaixador da República Federal da Alemanha e, em visita oficial em nosso Estado, do Dr. Olfran Huche, cônsul da República  Federal da Alemanha em Porto Alegre, do Tenente Cel. Jurandir Frota, da Casa Militar do Palácio Piratini, juntamente com o Sr. Benno Orlando Burmann Prefeito Municipal, do Reverendo Frei Matias Diretor da faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ijuí, do Sub-prefeito da Sede e demais autoridades, deu-se o início às solenidades de inauguração do referido grupo com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda Municipal Carlos Gomes.
 
 
 Aulas de Educação Física
 Aulas ao ar livre
Secretaria e Biblioteca
Em 1966 devido ao grande nº de alunos, foi construído novo pavilhão com mais  5 salas de aula e porão.
 
 Merenda: Sala da sopa
 Horta
 Instalações Sanitárias
Em 1971 foi construído um salão de alvenaria pelo CPM e Prefeitura Municipal para reuniões e aulas.
Em 1972 foi implantada em caráter experimental a 5ª série e logo a seguir a 6ª série.
Em 1973 passou a chamar-se ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU DR. RUY RAMOS.
Em 1983 surgiu o ensino noturno para os alunos trabalhadores, funcionando de 6ª a 8ª série. Em 1984 foi implantada a 5ª série.
Em 06/09/1992 foi inaugurado um novo prédio, com banheiros masculino e feminino e quatro salas de aulas.

Em 1997 foram efetuadas reformas, ampliando em duas salas e organizando parte já existente, o refeitório e cozinha.
 No ano de 2000, buscando sanar dificuldades que o ensino noturno vinha enfrentando e oportunizar aos alunos excluídos a oportunidade de concluir o ensino fundamental implantou-se o Curso em Módulos por Disciplinas e Qualificação de Jovens e Adultos.
Atualmente, a escola conta com uma matrícula de aproximadamente 534 alunos distribuídos em 21 turmas do diurno e 06 do noturno.
São 43 professores e 13 funcionários construindo a história da nossa escola.
-------------------------------------------------------------------------------------------
 
RUI RAMOS
A 6 de setembro de 1908 nascia na cidade de Itaqui Rui Ramos, filho do Coronel Laurindo Ramos e de Ecilda Ramos.
Recebera nome de Rui, propriamente predestinado, pois segundo o costume da época, ser Rui era ser político e oradror como fora o grande Rui Barbosa.
Fez o curso primário em Itaqui, cocluiu os estudos secundários no Colégio União de Uruguaiana. Em 1930 passa a frequentar a Faculdade de Direito em Porto Alegre.
Como acadêmico de Direito, desde cedo fervilhou na trilha idealista, era considerado uma fonte a faiscar talento. Ao terminar seus estudos, casou-se com a professora Nehyta Martins, natural de Rio Grande. Aportaram em Alegrete, ela a semear cultura nas escolas e ele a construir a maior banca de advocacia da Fronteira. Nesta cidade também nasceram seus 4 filhos: Ecilda, Rui, Cosete e Rosete.
Enfileirado no Partido Trabalhista Brasileiro, partiu para sua jornada política.
Em 1942 fez tremular o alicerce da nação desfraldando ao Presidente Getúlio Vargas uma plataforma ideológica e Política: "Nação de Alegrete", onde cuidados fossem dispensados a Alegrete.
Paralelamente com a política, foi defensor - ardoroso do Cristianismo e, em 1961 esteve no Chile representando o Brasil na Conferência latino-Americana das Igrejas Protestantes.
Em 1950, o ideólogo se fez político candidatando-se à Câmara Federal, onde foi consagrado antes mesmo do resultado das urnas. Logo deu prova de agudo senso administrativo, com o seu projeto sobre Plano de Valoização da Fronteira-Oeste.
Em 1954, apesar de uma campanha fulgurante sua candidatura ao Senado Federal não atingiu o sucesso esperado.
Empreendeu ardorosa campanha em favor da Reforma Agrária.
Em 1958 era reconduzido a Câmara Federal, numa reeleição consagradora.
Durante a Legalidade Constitucional valeu-se da sua coragem de homem público e do seu intenso idealismo partidário para defender os ideais democráticos.
No dia 20 de setembro de 1962, Rui Ramos morre em um trágico acidente.


Informações retiradas de documento enviado pela professora 
Zenaide Jobim Brum- Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Alegrete.

-------------------------------------------------------------------------------------------

10/10/1977
DENTRO DO PROJETO VERDE RIO-GRANDE foram feitas pinturas no muro, nas árvores, quadra de esporte da escola, bem como limpeza em geral.
 AGOSTO/1978
CAMPANHA DÊ UM LIVRO PARA A NOSSA ESCOLA - Praça da Reública
 12/10/1979
ANO INTERNACIONAL DA CRIANÇA - Apresentações dos alunos da escola no Clube Botafogo